segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mensagem magic_quotes_gpc Setado como OFF no PHP



Esta é outra mensagem que me atrapalhou neste primeiro contato com PHP.
Descobri que ela se refere a questões de segurança e que é melhor setar este parâmetro como ON.
Para fazer isso localize seu arquivo PHP.Ini que fica normalmente abaixo da pasta Apache\bin e encontre a seção onde se lê
ESTÁ ASSIM --> magic_quotes_gpc = OFF
ALTERE PARA --> magic_quotes_gpc = ON

Isso no meu caso resolveu o problema da mensagem chata que dava toda vez que eu entrava no Administrator do Joomla.

A mensagem "magic_quotes_gpc Setado como OFF no PHP" geralmente ocorre quando você está executando um script ou aplicação que foi projetada para funcionar com a configuração "magic_quotes_gpc" ativada no PHP, mas essa configuração está desativada no servidor.

Antes de prosseguir, é importante observar que a diretiva "magic_quotes_gpc" foi removida do PHP a partir da versão 5.4, pois ela era considerada obsoleta e insegura. Portanto, é altamente recomendável que você atualize o código ou script para não depender dessa configuração e utilize funções mais seguras, como prepared statements, para evitar injeção de código.

No entanto, se você ainda precisar resolver temporariamente esse problema, pode seguir as etapas abaixo:

  1. Verificar Configuração Atual: Verifique se a diretiva "magic_quotes_gpc" está definida como "Off" no arquivo de configuração do PHP (php.ini). Você pode localizar o arquivo "php.ini" no servidor e abrir com um editor de texto.

  2. Ativar "magic_quotes_gpc": Se você tiver acesso ao arquivo "php.ini", procure a linha que contém "magic_quotes_gpc" e certifique-se de que esteja definida como "Off". Se estiver definida como "On", altere para "Off" e salve as alterações.

  3. Reinicie o Servidor Web: Após fazer a alteração no arquivo "php.ini", será necessário reiniciar o servidor web (Apache, Nginx, etc.) para que as alterações tenham efeito.

  4. Limpar Cache e Cookies: Em alguns casos, pode ser necessário limpar o cache do navegador e os cookies para que as alterações sejam aplicadas corretamente.

Novamente, é importante ressaltar que ativar "magic_quotes_gpc" não é uma solução definitiva e recomendada, pois essa configuração foi removida do PHP por razões de segurança. A melhor abordagem é atualizar o código para não depender dessa configuração e usar práticas mais seguras para evitar vulnerabilidades de segurança. Se possível, procure atualizar o script ou aplicação para utilizar prepared statements ou funções de escape adequadas para tratar dados do usuário de forma segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário